Mensagem do Sr. Presidente da CML

presidente fernando medina

 

 

Lisboa orgulha-se da sua tradição desportiva, algo que faz parte da identidade e da história da nossa cidade.

É através do desporto que aprofundamos valores fundamentais como o desportivismo e o fair play, que reforçamos o espírito de sacrifício, que aprendemos a conviver com a desilusão e frustração decorrentes das derrotas mas também com a alegria e orgulho das vitórias.

A actividade e prática desportiva são uma componente essencial da vida das cidades. Os seus efeitos no bem-estar físico e psicológico das pessoas e na formação e educação dos mais jovens como cidadãos de pleno direito são instrumentos facilitadores de desenvolvimento social e de sociedades mais inclusivas, abertas e qualificadas dentro de um contexto de saudável exigência.

Lisboa tem feito um enorme progresso no desenvolvimento do seu parque desportivo, com uma aposta forte na renovação das piscinas municipais, na recuperação dos complexos e pavilhões desportivos e na expansão da rede ciclável pelas várias freguesias da cidade.

Este esforço tem sido amplamente reconhecido, sendo hoje a marca de Lisboa um sinónimo de qualidade que tem atraído o interesse das mais variadas federações europeias e mundiais nas mais diversas modalidades desportivas, cada vez mais interessadas na organização de grandes eventos desportivos na nossa capital.

Lisboa tem na sua história, centralidade, clima, segurança e mobilidade interna, condições únicas que a distinguem das outras capitais europeias e mundiais.

Queremos que Lisboa seja um destino obrigatório para os grandes eventos desportivos e ambicionamos transformar a nossa cidade numa das principais capitais mundiais do desporto.

Esta é uma aposta que não se esgota na nossa candidatura a Capital Europeia do Desporto 2021, mas sim uma caminhada sustentada na promoção e no acesso da prática desportiva a um número cada vez maior de pessoas e na divulgação de uma cultura desportiva assente na inclusão, igualdade e pluralidade.

E porque a cidade são as pessoas que a habitam e que nela trabalham, o desporto tem um papel incontornável nas cidades do presente e do futuro.

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Fernando Medina
X