Sporting Clube de Portugal

Descrição

O Sporting Clube de Portugal é um clube português, eclético e multi-desportivo com sede em Lisboa no Complexo Alvalade XXI. Apesar de competir em vários desportos, o Sporting é sobretudo conhecido pela sua equipa de futebol.

Fundado em Lisboa em 1 de julho de 1906, o Sporting é um dos “Três Grandes” clubes de futebol em Portugal. Com mais de 120.000 sócios registados, e mais de três milhões de simpatizantes mundialmente, as suas equipas, atletas e simpatizantes são muitas vezes apelidados de Leões pelos seus fãs.

Durante o primeiro século de existência do clube, as equipas e os atletas do Sporting ganharam três medalhas de ouro olímpicas, e outras de prata, bem como títulos nacionais e distritais.

Durante o período de fundação, José Alvalade tinha o desejo de transformar o Sporting num “grande clube, tão grande como os maiores da Europa”. No desejo de abrir caminho numa altura em que o desporto em Portugal, era ainda uma actividade no seu estágio de desenvolvimento e de características muito elitistas, os primeiros “sportinguistas” conseguiram fundar aquele que se tornou no Sporting Clube de Portugal.

No Museu Mundo Sporting encontram-se mais de cinco mil taças e troféus que refletem a história do clube com objetos históricos desde 1902 até à atualidade.

Internamente, o Sporting ganhou um total de 18 títulos portugueses da Liga, 20 títulos de Campeonato de Portugal /Taça de Portugal e 8 títulos portugueses da Supertaça (46 títulos nacionais).

X