Razões da Candidatura

Lisboa ao longo dos séculos foi ponto de partida para muitas viagens que marcaram a história mundial. A vontade de descobrir e a coragem de arriscar marcaram muitas dessas odisseias.

Hoje a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto representa também um momento de afirmação da nossa cidade e do nosso povo no plano europeu.

Nos últimos anos Lisboa tem-se afirmado globalmente pelo seu património histórico, pela sua urbanidade, pela sua enorme multiculturalidade e pela sua capacidade de acolher grandes eventos de diversa natureza.

No plano desportivo, as federações desportivas mundiais bem como as associações europeias desejam que Lisboa seja palco dos seus eventos.

Lisboa tem, através de diversos programas estratégicos, promovido  o desporto e o associativismo com o objetivo de  reforçar o sentimento de identidade e de pertença dos cidadãos.

Estamos a recuperar a nossa relação com o Rio Tejo facilitando a experimentação, a prática de desportos náuticos e a organização de iniciativas desportivas no rio.

Vamos manter a nossa política de investimento na requalificação e instalação de novos equipamentos desportivos da cidade, que vão permitir reduzir as assimetrias territoriais e ao mesmo tempo acompanhar as novas tendências desportivas.

Paralelamente estamos também plenamente conscientes dos efeitos potenciais que o desporto pode ter, sejam eles de natureza económica, social e até mesmo cultural.

Estamos convictos que esta candidatura será catalisadora de muitas competições internacionais e nacionais e que irá  projetar Lisboa além fronteiras.

X